Dois cidadãos argelinos fogem do aeroporto de Lisboa

por RTP
Rafael Marchante - Reuters

Dois argelinos estão em fuga. Os dois homens fugiram esta tarde do aeroporto Humberto Delgado em Lisboa. Faziam parte de um grupo de cinco pessoas que tentou escapar no momento em que o avião chegou à pista. Três dos indivíduos foram neutralizados pelas autoridades, os outros dois conseguiram fugir e saltar a rede de proteção da pista do aeroporto.

O avião, proveniente de Casablanca, parou em Lisboa em trânsito, sendo o destino final Argel. Quatro homens e uma mulher não tinham vistos válidos, tendo por isso ficado a aguardar na zona internacional.

No momento em que iam entrar no autocarro para serem devolvidos à origem, puseram-se em fuga.

Rita Ramos, Carlos Valente - RTP

Três deles foram imediatamente neutralizados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, mas os restantes conseguiram saltar as grades para fora do espaço aeroportuário, acedendo à zona da Segunda Circular.

Em nota enviada às redações, a PSP confirma a tentativa de fuga dos cinco cidadãos argelinos, explicando que a mesma ocorreu por volta das 16h30. Dois conseguiram mesmo escapar.

“De imediato foram acionadas várias equipas para as imediações do aeroporto no sentido de localizar e deter os dois homens em fuga, sendo que até ao momento não foram ainda localizados, mantendo a PSP o dispositivo no terreno”, explica a nota da Polícia de Segurança Pública.
Fugas recorrentes

Só nos últimos seis meses são conhecidas pelo menos mais quatro tentativas: umas falharam, outras não. Em junho e julho, dois marroquinos, provenientes de Casablanca e com destino ao Brasil, despareceram durante a escala em Lisboa.

Ainda em julho, outros quatro homens tentaram fugir mas todos foram detidos ainda na pista. Em setembro, um novo episódio. Desta vez, um fugitivo solitário conseguiu entrar no país pela porta principal: estava na zona de trânsito, passou pela segurança, pelo controle de fronteira, Autoridade Tributária e saiu pela zona das chegadas do aeroporto.

Em outubro, seis homens tentaram a fuga com o mesmo objetivo mas foram travados. Primeiro ainda dentro da zona internacional do aeroporto, mais tarde quando já estavam a bordo e tentaram forçar as portas de emergência com o avião em andamento.

pub