Dois estrangeiros detidos na Póvoa de Varzim
Porto, 10 Out (Lusa) - A Polícia Judiciária (PJ) do Porto anunciou hoje a detenção na Póvoa de Varzim de dois cidadãos estrangeiros alegadamente envolvidos na transferência ilícita de 90 mil euros, através de burla informática.
Os dois homens - um dos quais já estava referenciado pela prática de infracções similares - foram detidos quinta-feira, numa operação em que a PJ contou com a colaboração da PSP.
Segundo a PJ, o esquema assentava no chamado método de "fishing", ou seja, na recolha de dados de "home banking", direccionando os clientes para um site com a imagem institucional do seu banco, mas controlado pelos piratas informáticos, onde eram pedidas informações necessárias à movimentação da conta.
Na posse dessas informações, dadas por clientes menos cautelosos, indivíduos localizados num país de Leste transferiam electronicamente o dinheiro dos lesados para contas dos dois arguidos, que o levantavam numa agência bancária em Portugal.
Logo após, os dois detidos socorriam-se do método "wireless money transfer" para proceder ao envio dos montantes para o país de um terceiro individuo, co-autor da fraude.
JGJ.