Dois fogos deflagraram nos concelhos de Mondim de Basto e Seia
Redação, 17 ago (Lusa) -- Dois incêndios deflagraram esta madrugada nos concelhos de Mondim de Basto (distrito de Vila Real) e Seia (distrito da Guarda), encontrando-se em curso, às 04:00, um total de dez fogos no país, informou a Proteção Civil.
De acordo com a informação disponível no portal da Autoridade Nacional de Proteção Civil, um incêndio numa zona de mato de Loriga, no Parque Nacional da Serra da Estrela, concelho de Seia, deflagrou esta noite às 00:39, apresentando às 03:14 uma frente ativa "a progredir em local de difícil acesso aos meios de combate terrestres".
No terreno encontravam-se esta madrugada 12 homens apoiados por três veículos operacionais a combater as chamas.
No concelho de Mondim de Basto, uma área de mato em Barreiro, no Parque Natural de Alvão, começou também esta noite a arder, às 00:05, apresentando cerca das 03:50 duas frentes ativas, que estavam a ser combatidas por oito homens apoiados por dois veículos.
No distrito de Vila Real continuava esta madrugada ativo um incêndio no concelho de Valpaços desde as 14:49 de sexta-feira e que apresentava, às 04:03, uma frente ativa que estava a ser combatida por 130 homens apoiados por 30 veículos.
No distrito da Guarda também estava esta madrugada ativo outro fogo em Aldeia Viçosa, desde as 13:13 de quinta-feira, e que às 04:00 tinha uma frente ativa "a progredir em local de difícil acesso aos meios de combate terrestres", encontrando-se no terreno 175 homens e 45 veículos.
No distrito de Bragança, um fogo que deflagrou às 20:37 de sexta-feira em Lamas de Orelhão, no concelho de Mirandela, tinha duas frentes ativas às 04:00 que estavam a ser combatidas por 159 homens apoiados por 41 veículos.
De acordo com os dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil, desde as 00:00 foram registados 35 incêndios e às 04:00 estavam dez em curso.