Duas mulheres mortas em ataque no centro Ismaili de Lisboa

por RTP
António Cotrim - Lusa

Um homem de nacionalidade afegã matou duas mulheres, ao fim da manhã desta terça-feira, no Centro Ismaelita em Lisboa. Entrou no local de culto com uma arma branca. O agressor foi ferido a tiro pela polícia e transportado para o Hospital de São José.

A Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária encontra-se no local do ataque e não exlcui qualquer cenário.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública adiantou que o ataque foi reportado pelas 10h57, tendo as autoridades chegado ao local pelas 10h58 - um minuto depois.

No local, "os polícias deparam-se com um homem armado com uma faca de grandes dimensões".

"Foram dadas ordens ao atacante para que cessasse o ataque, ao que o mesmo desobedeceu, avançando na direção dos polícias, com a faca na mão. Face à ameaça grave e em execução, os polícias efetuaram recurso efetivo a arma de fogo contra pessoa, atingindo e neutralizando o agressor", lê-se na nota da força de segurança.

"Do ataque referido resultaram diversos feridos e, até ao momento, duas vítimas mortais", prossegue a PSP.

"O atacante foi socorrido e conduzido a unidade hospitalar, encontrando-se vivo, detido e sob a nossa custódia", lê-se ainda no comunicado.

A PSP apela, por último, "à serenidade e tranquilidade de todos os concidadãos, tendo mobilizado os efetivos necessários para a implementação das medidas de segurança adequadas e urgentes".
 
O primeiro-ministro já reagiu ao sucedido: "É prematuro fazer qualquer interpretação sobre as motivações deste ato criminoso, mas devemos aguardar com segurança que as autoridades procedam às investigações".

"Tudo indica que foi um ato isolado, mas não nos vamos antecipar àquilo que é o trabalho das autoridades", acrescentou.
A RTP apurou que o alerta foi dado por chamada para o 112.
Tópicos
pub