Dose de reforço para professores universitários, PSP, GNR e SEF este fim de semana

por RTP
Manuel Fernando Araújo/ Lusa

Os professores universitários e pessoal não docente bem como agentes da PSP, GNR e SEF podem receber este fim de semana a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, divulgou a Direção-Geral da Saúde (DGS) durante a tarde. Em declarações à Antena 1, a FENPROF considera que "estas decisões tomadas em cima da hora" revelam uma grande descoordenação".

Em comunicado enviado durante esta tarde às redações, a DGS revela que professores e funcionários não docentes do ensino universitário podem deslocar-se este fim-de-semana a um centro de vacinação para receberem a dose de reforço. Para tal, terão de apresentar uma senha digital.

"Os utentes elegíveis pertencentes a este grupo terão de efetuar previamente o pedido de senha digital no Portal COVID-19 (https://covid19.min-saude.pt/senha-digital/) e, no Centro de Vacinação, devem fazer prova da sua atividade profissional", refere o documento.

Em declarações à Antena 1, o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), considera que o anúncio devia ter sido feito com mais antecedência.

"Estas coisas em cima do joelho, estas decisões tomadas em cima da hora mostram uma grande descoordenação", comentou Mário Nogueira.

O secretário-geral da FENPROF defende que o período de vacinação dos professores universitários deveria ter sido "articulado com o dos restantes professores" e que deveria ter sido agendado para antes do início das aulas.

Forças de segurança recebem reforço em modalidade Casa Aberta

Também os agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republiana (GNR) e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) podem receber as doses de reforço este fim-de-semana, em modalidade Casa Aberta e com senha digital.

A senha deve ser pedida no próprio dia da vacinação, através do preenchimento de um formulário, sendo posteriormente enviada para o telemóvel uma senha digital com o respetivo número e hora prevista.

Membros das mesas de voto e funcionários das Juntas

A vacinação dos membros das mesas de voto e funcionários das Juntas de Freguesia que estarão envolvidos nas eleições legislativas de 30 de janeiro também se realiza este neste fim de semana.

Segundo o enfermeiro Pedro Faustino, do centro de vacinação contra a Covid-19 da Feira Internacional de Lisboa, a vacinação dos membros das mesas de voto "não é exclusiva", uma vez que decorre ainda a modalidade da Casa Aberta.

Mais de 3,7 milhões de pessoas receberam a dose de reforço

Em Portugal, 3.722.623 pessoas receberam a vacina de reforço, tendo sido inoculadas 63.720 pessoas nas últimas 24 horas, revelou a DGS.

Na sexta-feira, foram vacinadas no continente 74.156 pessoas contra a Covid-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a gripe.

Até ao momento, têm a vacinação primária completa contra a Covid-19 8.755.749 pessoas.

Tópicos
pub