Miguel Cruz e Pedro Marques. Dossier da TAP junta mais dois depoimentos no Parlamento

por Lusa
A TAP volta a ser motivo de debate no parlamento Lusa

A TAP regressa esta terça-feira à ordem do dia no parlamento, com a audição do ex-secretário de Estado do Tesouro Miguel Cruz na comissão de inquérito e do antigo ministro do Planeamento Pedro Marques na comissão de Economia.

Miguel Cruz teve a tutela financeira da TAP, como secretário de Estado do Tesouro, entre 2020 e 2022, cargo que assumiu após deixar a presidência da Parpública, sociedade gestora de participações sociais do Estado como, por exemplo, na companhia aérea.

Hoje vai estar na comissão de inquérito à TAP, criada após a polémica indemnização de 500 mil euros a Alexandra Reis, sobre a tutela política da gestão da companhia aérea.

O ex-governante estava no cargo há pouco tempo quando, juntamente com os então ministros das Finanças, João Leão, e das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, foi anunciado o regresso da companhia aérea ao controlo do Estado, na sequência das dificuldades causadas pela pandemia de covid-19 e após cinco anos de gestão privada.

Foi também durante o mandato de Miguel Cruz que foi preparado e aprovado o plano de reestruturação da TAP, que implicou despedimentos e cortes salariais que ainda estão a ser aplicados.

Também no parlamento, mas na comissão de Economia, é ouvido o ex-ministro do Planeamento e das Infraestruturas Pedro Marques sobre a situação da TAP no período 2015-2023.
pub