Depressão Óscar. Proteção Civil regista cerca de 50 ocorrências

por RTP
A Proteção Civil tem sobretudo registo de quedas de árvores e estruturas, inundações e limpezas de vias David Gray - Reuters

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tomou nota, no período entre as 0h00 e as 8h00 desta sexta-feira, de 48 ocorrências causadas pelo mau tempo. Quase metade destes incidentes tiveram lugar nos distritos do Porto e Braga. Doze distritos de Portugal continental encontram-se sob aviso amarelo do Instituto do Mar e da Atmosfera devido à previsão de chuva.

Até ao início da manhã, haviam sido registadas 13 ocorrências no Porto e outras sete em Braga.

“O resto foi repartido por vários distritos. Foram sobretudo inundações e quedas de árvores. A noite foi mais calma, tendo o pico das ocorrências sido registado no final da tarde de quinta-feira e início da noite”, afirmou Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, citado pela agência Lusa.
Até às 22h30 de quinta-feira, a Proteção Civil anotara 277 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maior parte a norte. Estiveram mobilizados 1.137 operacionais, apoiados por 398 meios terrestres.

A Proteção Civil tem sobretudo registo de quedas de árvores e estruturas, inundações e limpezas de vias devido à chuva e ao vento intensos.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém e Castelo Branco estão esta sexta-feira, até ao início da tarde, sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.O aviso amarelo é emitido face a uma situação de risco para determinadas atividades dependentes do estado do tempo.


O IPMA prevê, para o continente, céu geralmente muito nublado, temporariamente com boas abertas a partir do meio da tarde, e vento fraco a moderado, por vezes forte, na faixa costeira a norte do Cabo Raso e nas terras altas.

Prevê-se ainda períodos de chuva ou aguaceiros, que no norte e no centro podem ser localmente fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoadas, até meio da tarde.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius, na cidade da Guarda, e os 18 em Faro e Aveiro e as máximas entre os 18, também na Guarda, e os 26 em Évora e Beja.

c/ Lusa
pub