Doze regiões do País com níveis muito altos - IM
Lisboa, 08 set (Lusa) -- A radiação ultravioleta (UV) atinge hoje um valor muito alto em 12 regiões do País, sendo o Funchal e o Porto Santo os que registam valores mais elevados, de acordo com dados do Instituto de Meteorologia (IM).
Beja, Évora, Faro, Funchal, Porto Santo, Guarda, Lisboa, Penhas Douradas, Sagres, Santarém, Setúbal e Sines são as regiões que apresentam valores muito altos de radiação ultravioleta.
No nível muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.
Estes cuidados devem vigorar entre as 12:00 e as 16:00.
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM.
O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, consoante o índice que chega ao 11.
O IM prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, temporariamente nublado por nuvens altas nas regiões do Norte e Centro durante a tarde, vento fraco, neblina ou nevoeiro matinal no litoral a norte do Cabo Raso e pequena subida da temperatura máxima.
Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa prevêem-se 33 graus Célsius, em Évora e Beja 35, em Faro 30 e Porto 26.