Durão Barroso inaugura em Setembro instalações da Agência Marítima

O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, inaugura formalmente a 17 de Setembro próximo as instalações provisórias da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), sedeada em Lisboa, anunciou Leendert Bal, conselheiro político do organismo.

Agência LUSA /

A mudança para as instalações definitivas deverá ocorrer em finais de 2007, disse Leendert Bal, durante uma conferência de imprensa para apresentação das actividades da EMSA.

Este organismo europeu está actualmente instalado no Parque das Nações mas em 2007 muda definitivamente para a Ribeira das Naus, no Cais do Sodré, onde está a ser construído um edifício que albergará também o Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência, a outra agência europeia sedeada em Portugal.

Durante a conferência de imprensa, Leendert Bal anunciou também a criação de uma rede de 14 navios anti-poluição distribuídos pelas principais rotas marítimas europeias com o objectivo de combater grandes derrames causados por petroleiros.

"O nosso principal objectivo é ter estes navios prontos para entrarem em acção a qualquer momento", disse.

Por enquanto um dos principais objectivos da EMSA é criar pontos de apoio à zona de Portugal e Espanha, já que se ocorresse um derrame na costa ibérica um navio levaria, actualmente, mais de 24 horas a chegar ao local do acidente.

"A densidade de petroleiros que navegam na zona é alta e gostaríamos de apresentar uma melhor presença e uma mobilização mais rápida", referiu.

Criada em 2002, a EMSA começou a funcionar em 2003 e tem como principais objectivos reduzir o risco de acidentes marítimos, da poluição causada pelos navios e realizar inspecções para garantir que os barcos sejam adequadamente construídos e mantidos.

A agência europeia está também responsável pelo desenvolvimento do SafeSeaNet, programa para intercâmbio de dados marítimos entre os Estados-membros da União Europeia.

A instalação da sede da EMSA em Portugal foi decidida pelo Conselho Europeu em Dezembro de 2004.

PUB