É na antiga segunda classe que os alunos mais chumbam

por Antena 1

É na antiga segunda classe que os alunos do 1º ciclo mais chumbam. A conclusão é avançada por um estudo, denominado “Apender a ler e a Escrever em Portugal”, coordenado pela antiga ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues. O fenómeno é mais acentuado nas escolas do interior do país e da periferia de Lisboa.

A primeira causa de insucesso está na dificuldade de leitura. As crianças acabam por transitar do 1º para o 2º ano sem saberem ler e por isso chumbam.

O estudo indica também que as condições sócio-económicas não explicam tudo mas há uma relação entre o insucesso e as condições económicas das famílias das crianças.

No que respeita aos diretores das escolas, têm primeiro de reconhecer que há um problema, até porque a situação torna-se, muitas vezes, mais gravosa pela periferia destas escolas face aos agrupamentos.

O estudo revela ainda que não se pode aceitar que existam crianças que não sabem ler e que o caminho, e o grande desafio, é olhar para o exemplo de outros países e perceber que se consegue ultrapassar a dificuldade.
pub