Eclipse da Lua visível só no sul do país

A observação do eclipse total da Lua de sábado à noite está ameaçada em Portugal pela previsão de céu nublado, que só poupa o Baixo Alentejo e o Algarve, indicou hoje o Instituto de Meteorologia.

Agência LUSA /

Mas apesar da observação do fenómeno estar comprometida no Norte e Centro, mantêm-se as iniciativas públicas de acompanhamento com astrónomos e recurso a telescópios convocadas no Porto e em Lisboa, na esperança de surgirem abertas.

Nos Açores a previsão para os três grupos de ilhas é de céu muito nublado com abertas, sendo a da Madeira de céu em geral muito nublado.

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto estará de portas abertas a partir das 20:00 de sábado, existam ou não condições para observar o eclipse, para receber e esclarecer o público.

Haverá uma "Tertúlia", animada por um astrónomo, para explicar o evento e esclarecer "todas as dúvidas", além de actividades educativas dirigidas aos mais jovens.

Na área de Lisboa, tanto o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) como o NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia) mantém também os seus convites ao público para comparecer nas suas sessões, a primeira na Tapada da Ajuda e a outra no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril.

Para Rosa Doran, do NUCLIO, "há sempre a possibilidade de abertas que permitam observar o eclipse, o que poderá tornar a observação ainda mais interessante", estando de qualquer forma disponível equipamento para ver o fenómeno noutros países, através da Internet.

Além disso, "a passagem de uma nuvem ténue à frente da Lua Cheia dá uma sensação tridimensional que é lindíssima", afirmou a astrónoma, acrescentando que já antes se observaram eclipses com céu nublado, aproveitando as abertas.

A sessão do NUCLIO começa às 20:00, com uma palestra sobre o fenómeno, seguida da sua observação, às 21:30. O OAL inicia também a sua sessão às 20:00 e difundirá imagens do eclipse via Internet no endereço http://live.fccn.pt/oal- mas sob reserva de cancelamento se o estado do tempo impedir a observação, o que só no próprio dia se poderá saber.

Em ambos os casos o público terá acesso a telescópios e poderá levar binóculos, mas o eclipse é visível a olho nu em toda a Europa, África e Ásia ocidental.

O fenómeno terá início às 20:16 (hora TMG e de Lisboa), quando a Lua entrar em penumbra, seguindo-se a sua entrada na sombra, às 21:30. Só às 22:44 começa o eclipse total, que termina às 23:58, com o meio às 23:21, de acordo com dados do OAL.

Finalmente, a Lua sairá da sombra às 01:12 de domingo e tudo termina às 02:25, com a sua saída da penumbra.

Este é o primeiro dos dois eclipses totais da Lua de 2007, com o segundo a ocorrer a 28 de Agosto, mas dessa vez não será visível na Europa.

O último ocorreu na madrugada de 28 de Outubro de 2004, uma quinta-feira, entre as 03:23 e as 04:45, sendo o de sábado a horas bem mais convenientes, já que tudo se vai passar num fim-de-semana depois do jantar.

PUB