Ecologistas sugerem recolha directa de lixo na Alta de Lisboa

Os deputados municipais do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) vão propor terça-feira a introdução de um sistema de recolha directa do lixo para uma central de tratamento na Alta de Lisboa.

Agência LUSA /

Numa moção que será apresentada terça-feira na Assembleia Municipal de Lisboa (AML), os "Verdes" recomendam à autarquia "que efectue as diligências necessárias junto dos promotores de Alta de Lisboa, tendo em vista a avaliação e o desenvolvimento dos estudos para a implementação do sistema de recolha pneumática de resíduos sólidos".

O sistema consiste no transporte directo, por conduta pressurizada, do local de produção dos resíduos sólidos - os edifícios - até uma central de recolha e/ou tratamento, permitindo fazer recolha selectiva a diferentes tipos de lixos, em determinados dias e horários.

Segundo o PEV, o sistema, que já é utilizado no Parque das Nações, permite uma disponibilidade permanente de recolha e o transporte subterrâneo, por conduta, sem ruído, cheiros e sujidades.

Outra vantagem deste método é, para os ecologistas, a redução dos custos de combustível e mão-de-obra do tradicional sistema de recolha de resíduos.

"A fase de implementação da Alta de Lisboa exige que seja agora, antes de consolidada a construção de infra-estruturas e a edificação, que se introduzam as melhorias e as acções ao nível do subsolo", sustenta o PEV.

PUB