Ecos de explosão em pedreira de Sesimbra chegam a Lisboa

Uma forte detonação numa pedreira em Sesimbra sobressaltou na última noite vários concelhos, estendendo-se o susto à região de Lisboa.

RTP /

Foto: Rui Minderico, Lusa

Pouco passava das 22h00. A explosão teve lugar na pedreira da empresa Sobrissul. Era uma operação programada de eliminação de resíduos explosivos com autorização - e acompanhamento - da PSP. Mas acabou por ser sentida em toda a região de Lisboa.Ouvidos pela reportagem da RTP, os moradores que vivem nas proximidades da pedreira deram conta do alarme causado pela explosão.

A detonação não fez vítimas, apenas alguns danos materiais. Há relatos de vidros partidos nas zonas mais próximas da pedreira. Ao que tudo indica, os resíduos deveriam ter ardido e não explodido. Um desfecho que surpreendeu os próprios responsáveis da empresa.

A Proteção Civil atendeu várias chamadas durante a noite. Contudo, num primeiro momento, as informações sobre a origem da explosão eram ainda escassas.

De acordo com a Direção da Polícia de Segurança Pública, o que estava planeado era a queima controlada de resíduos explosivos. Mas a carga terá sido superior ao normal.
PUB