Edifício da embaixada de Portugal na Indonésia considerado património cultural

A Indonésia classificou hoje como património cultural o edifício da Embaixada de Portugal em Jacarta por ser um dos vestígios dos contactos seculares entre os dois países, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Agência LUSA /

A directora dos Serviços Culturais e Patrimoniais do governo de Jacarta, Aurora Tambunan, e o embaixador de Portugal em Jacarta, José Santos Braga, descerraram hoje duas placas em que se justifica, em português e indonésio, as razões da classificação.

A Embaixada de Portugal em Jacarta torna-se assim o 260º edifício considerado património cultural de Jacarta, adianta o comunicado do MNE.

Na cerimónia, a representante do governo de Jacarta destacou que é importante continuar "a preservação dos inúmeros vestígios dos contactos seculares de Portugal com a Indonésia".

Construído em 1937, o edifício foi adquirido pelo Estado português em 1952 para instalar a sua representação oficial.

De acordo com o MNE, a degradação em que se encontrava o edifício no momento em que foram restabelecidas as relações diplomáticas entre os dois países e ainda as alterações da sua zona envolvente implicaram, em 2002 e 2003, uma profunda intervenção com vista à sua reutilização exclusiva como chancelaria da embaixada.


PUB