Edifício teve testes na terça-feira para avaliar condições de rede para gás natural - Galp

Lisboa, 23 Nov (Lusa) - A Galp Energia informou hoje que o edifício de Setúbal afectado por uma explosão recebeu na terça-feira a visita de um técnico que realizou testes à rede para avaliar as condições de uma mudança para gás natural.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em comunicado, a Galp Energia salienta que o edifício, danificado na quinta-feira devido a uma explosão, era abastecido pela empresa por gás propano canalizado.

A Galp Energia é responsável pela rede de abastecimento "até ao limite da válvula de corte geral", que se localiza no exterior do imóvel, sendo a rede interna, depois da porta do prédio, da responsabilidade do condomínio, esclarece ainda a empresa.

O condomínio do referido edifício, situado no bairro do Montebelo, em Setúbal, "tinha manifestado interesse em aderir" ao gás natural, tendo por isso sido feita uma acção de avaliação preliminar das condições de utilização desta forma de energia.

Na manhã de terça-feira, deslocou-se a este prédio "um técnico credenciado da Entidade Inspectora ECAINSP, ao serviço da Setgás, o qual, na presença de dois representantes da administração do condomínio, efectuou os normais testes de estanquicidade à coluna montante, localizada no espaço comum do edifício", aponta o comunicado da Galp Energia.

"O objectivo desta acção consistia em fazer uma avaliação preliminar das condições de utilização de gás natural no referido prédio, uma vez que o condomínio tinha manifestado interesse em aderir a esta nova forma de energia", acrescenta.

A Setgás é a concessionária para a distribuição de gás natural na zona Sul de Portugal, nos concelhos de Setúbal, Sesimbra, Palmela, Seixal, Almada, Barreiro Moita, Montijo, Alcochete e Benavente.

A Galp Energia realça que, perante as informações analisadas até agora, "ainda não é possível ajuizar em plena certeza quanto às causas deste acidente, cujo apuramento está a ser efectuado pelas entidades competentes".

A empresa já tinha esclarecido que foi enviada uma equipa técnica para Setúbal, que colocou em segurança a instalação de gás canalizado do edifício de habitação.

Uma explosão ocorrida quinta-feira num prédio de habitação no bairro de Montebelo, Setúbal, provocou 40 feridos e 48 desalojados.

EA.

Lusa/Fim


PUB