Edificios abandonados e inacabados na cidade do Porto em estudo até Setembro

A Câmara do Porto vai fazer um "levantamento exaustivo" dos edifícios abandonados e inacabados na cidade e que constituem focos de insegurança ou perigo para a saúde pública, anunciou hoje a autarquia.

Agência LUSA /

Tendo como base uma proposta de recomendação entregue pelo vereador da CDU, o executivo autárquico deliberou, por unanimidade, que o levantamento será realizado pelo pelouro do Urbanismo e ficará concluído até ao final do mês de Setembro.

De acordo com a proposta apresentada pelo vereador Rui Sá, existem actualmente na cidade diversos edifícios abandonados, nomeadamente antigas instalações industriais, como as antigas fábricas Mário Navega, no Freixo, e de Lanifícios, em Lordelo.

"Existem também diversos edifícios inacabados que, tendo começado a ser construídos, foram interrompidos, há anos, por diversas razões", explicitou o vereador, exemplificando com as construções no Campo 24 de Agosto, Avenida Fernão de Magalhães e Rua de Santa Justa.

A CDU sugeriu ainda que o estudo seja feito em articulação com as juntas de freguesia e que seja acompanhado de informações relativas à existência, ou não, nos serviços municipais de qualquer procedimento urbanístico.

A autarquia deverá apreciar e analisar este estudo na primeira reunião após a sua conclusão.

A proposta de recomendação da CDU foi aprovada em executivo camarário que reuniu hoje em sessão pública para aprovação (com voto contra da CDU), entre outros, da proposta de reformulação do quadro de pessoal da autarquia, que admitirá novas contratações através de Contrato Individual de Trabalho.

PUB