EDP diz que a poluição emitida pela central de Sines está dentro da lei

A EDP assegurou hoje que os valores das emissões de poluentes da termoeléctrica de Sines "estão abaixo dos permitidos por lei" e adiantou que as pessoas que residem nas proximidades podem estar "descansadas e tranquilas".

Agência LUSA /

A termoeléctrica a carvão da EDP em Sines ocupa o 15º lugar na lista de produtoras de energia eléctrica mais poluidoras da União Europeia, segundo um estudo da organização ecologista WWF International hoje divulgado.

A instalação da EDP é a única fábrica portuguesa na lista da World Wildlife Fund.

De acordo com o estudo, a central de Sines produz 1.050 gramas de dióxido de carbono por cada kilowatt/hora produzida, contra os 1.350 gramas produzidos pela fábrica mais poluidora, a de Ágios Dimitrios, na Grécia.

Em declarações à agência Lusa, o director da Produção Térmica da EDP, Marcolino Gomes, disse que os "valores dos poluentes emitidos estão conforme e mesmo abaixo dos limites permitidos por lei".

"Os valores emitidos são registados e enviados às entidades competentes" assegurou Marcolino Gomes, acrescentando que a EDP tem um projecto, orçado em 200 milhões de euros, para reduzir as emissões dos óxidos de azoto e enxofre.

Este projecto de redução de poluentes visa cumprir uma directiva comunitária que entrará em vigor em Janeiro de 2008, referiu o director da Produção Térmica da EDP.

"Estamos tranquilos em relação aos níveis de emissão" e "a população residente na zona envolvente à termoeléctrica por ficar descansada e tranquila", acrescentou.

Marcolino Gomes diz estranhar a classificação apresentada pela WWF, porque a EDP tem registado emissões de dióxido de carbono abaixo dos indicados pela organização ambiental.

De acordo com aquele responsável a termoeléctrica de Sines da EDP produz 18 por cento da energia eléctrica consumida no país.


PUB