EDP refuta conclusões do relatório sobre Pedrógão Grande

por RTP

João Torres, presidente da EDP Distribuição, recusa as conclusões do relatório entregue na segunda-feira ao Ministério da Administração Interna. Segundo este relatório, a causa do incêndio de Pedrógão Grande foi uma linha elétrica de média tensão.

Em declarações ao Bom Dia Portugal, o responsável sublinha que este relatório entregue na segunda-feira ao MAI e o relatório da Comissão Técnica Independente apresentam resultados e conclusões diferentes.

João Torres refere que a empresa disponibilizou "toda a informação" para a elaboração dos dois relatórios.

"Fomos muito claros, disponibilizamos todos os dados. (...) Estamos surpreendidos com as conclusões a que chegam", refere

O presidente da EDP distribuição garante que não houve nenhum problema com a linha de média tensão.

"Do nosso ponto de vista, analisando a atividade que temos de preservação das faixas de proteção das linhas, e em termos eletrotécnicos, concluímos que não foi ali que começou o incêndio. (...) Não aceitamos que nos digam que temos uma atuação menos cuidada ", argumenta o responsável.

Sobre os incêndios desta semana, João Torres diz que a empresa já conseguiu recuperar a rede de média tensão até ao final do dia de segunda-feira. As linhas de baixa tensão deverão ficar operacionais nos próximos dias. Muitos postos e linhas ficaram danificadas.
pub