"Efeitos indesejáveis" constam do Resumo Características vacina Pediacel
Os efeitos indesejáveis atribuídos à vacina Pediacel constam do Resumo das Características do Medicamento (RCM) e foram identificados nos estudos clínicos que detectaram reacções na maioria das crianças imunizadas com este fármaco.
Segundo o Correio da Manhã de hoje, o jornal inglês "Sunday Express" revelou um estudo realizado pelo laboratório Sanofi Pasteur MSD, que indicava que a Pediacel proporcionava reacções adversas à maioria das crianças que a receberam.
A vacina Pediacel tem Autorização de Introdução no Mercado (AIM) português desde Outubro de 2005, mas não é comercializada em Portugal, segundo o Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed).
A Pediacel é uma vacina pentavalente (contra cinco doenças) e visa a prevenção da difteria, tétano, tosse convulsa, poliomioelite e Haemophilus tipo b.
No Reino Unido, esta vacina é a única contra aquelas doenças que consta do programa nacional de vacinação e foi neste país que um jornal (Sunday Express) alertou para os efeitos indesejáveis do medicamento.
Estes efeitos indesejáveis constam no RCM da vacina, a que a agência Lusa teve acesso, o qual refere que "nos estudos clínicos controlados realizados com Pediacel, 71 por cento das 451 crianças imunizadas aos dois, quatro e seis meses apresentaram uma reacção (dor, eritema ou edema) no local da injecção e nas primeiras 24 horas após a vacinação".
Em 16 por cento das crianças, a reacção teve "uma intensidade moderada a grave", lê-se na informação que acrescenta: "Adicionalmente, 64 por cento das crianças apresentaram uma reacção sistémica, com uma intensidade moderada a grave em 16 por cento dos casos".
Os estudos identificaram "uma tendência para um aumento na frequência de reacções no local da injecção quando foi administrada uma quarta dose de Pediacel a 401 crianças no segundo ano de vida".
"Foi referida dor em 33 por cento, eritema em 23 por cento e edema em 16 por cento, em comparação com as respectivas taxas de 18 por cento, 11 por cento e 11 por cento observadas durante a série primária".
Contra as cinco doenças que a Pediacel previne existem duas vacinas comercializadas em Portugal (Pentavac e Hiberic), as quais constam do Plano Nacional de Vacinação e são, por isso, de administração gratuita.