Em Espanha, 8,4% da população é estrangeira, 65.600 são portugueses
O número de estrangeiros em Espanha atingiu no ano passado os 3,69 milhões, ou seja 8,4 por cento da população do país, com os portugueses, num total de 65.600, a ocuparem o 14/o lugar.
Segundo dados revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os estrangeiros - mais 650 mil no ano passado - foram os grandes "responsáveis" pelo aumento global - 770 mil pessoas - da população residente em Espanha no final de 2004, que era de 43,97 milhões.
Os portugueses, embora ocupem um modesto 14/o lugar, são o quinto grupo mais numeroso de residentes provenientes de países da União Europeia.
No final de 2004, havia 65.600 portugueses a residir em Espanha, quase mais dez mil do que um ano antes, segundo o organismo oficial de estatística espanhol, representando 1,78 por cento do total de estrangeiros.
Os britânicos ocupam o primeiro lugar entre os estrangeiros provenientes da UE, seguidos dos alemães, italianos e franceses.
Os marroquinos destacam-se todavia entre os residentes estrangeiros em Espanha, com 505.400 mil cidadãos, representando 13,69 por cento do total de estrangeiros, seguidos dos equatorianos, com 491,8 pessoas, ou seja 13,32 por cento.