Em Mafra resíduos de grandes dimensões recicláveis vão passar a ser depositados em ecocentro
Os munícipes do Concelho de Mafra passam a partir de hoje a ter um local de deposição para reciclagem de resíduos sólidos de grandes proporções, com a inauguração, na Ericeira, no primeiro ecocentro aberto ao público da Tratolixo.
Numa área de três mil metros quadrados, poderão ser depositados em contentores de grandes dimensões "os resíduos valorizáveis que pelas suas características ou dimensões não podem ser depositados em ecopontos", anunciou em comunicado a empresa responsável pela gestão integrada do lixo dos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra.
O ecocentro, que serve os 54 mil habitantes do concelho mafrense, irá estar aberto ao público das 08 às 22 horas para receber "equipamentos eléctricos e electrónicos, óleos alimentares e óleos minerais, pneus, resíduos de jardins e parques e tintas".
Trata-se de um local que irá receber materiais e objectos de que os cidadãos se pretendam desfazer, acabando com o despejo em locais impróprios, como em arribas ou pequenas lixeiras, ou com a deposição dos mesmos no chamado lixo indiferenciado, como baterias de automóveis, lâmpadas fluorescentes, madeiras, mobílias, plásticos, placas em esferovite ou redes de pesca.
Em 2006, a Tratolixo enviou para reciclagem 18.704 toneladas de cartão/papel (mas 18 por cento que em 2005), 5.008 de plástico/metal (mais 28 por cento) e 10.600 de vidro (mais 9%).
Nas estatísticas dos resíduos sólidos indiferenciáveis, foram reencaminhadas 145 mil toneladas de Sintra, 65 mil toneladas de Oeiras, 94 mil toneladas de Cascais e 32 mil oriundas do Concelho de Mafra.