Em Matosinhos autarquia investe 11 milhões em três novas vias

A Câmara de Matosinhos vai investir 11 milhões de euros em três novas vias que vão ligar Santa Cruz do Bispo, Leça da Palmeira, Guifões e o centro do concelho, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia, Narciso Miranda.

Agência LUSA /

As obras da nova via, cujo traçado é paralelo ao IC-1 (A28) e liga os nós de Gonçalves, em Leça da Palmeira ao do Freixieiro, em Perafita, começaram hoje.

"É uma via de perfil urbano, pelo que disporá de todos os equipamentos próprios das vias urbanas, o que irá facilitar muito o acesso ao centro de Santa Cruz do Bispo", disse Narciso Miranda.

O autarca considera tratar-se de "uma via fundamental para solidificar a coesão municipal, criando condições de expansão para a centralidade de Santa Cruz do Bispo e aumentando, a breve prazo, a capacidade de atracção de novos investimentos".

A obra, que incluirá duas rotundas, estará pronta em Julho, altura para a qual está prevista a sua entrada em funcionamento.

Na mesma altura deverão começar a funcionar as duas vias complementares que vão nascer perto da rotunda da empresa Anticor e que ligarão Santa Cruz do Bispo e Guifões.

A construção destas duas vias, já em fase de concurso público, deverá iniciar-se em Março, com um prazo de execução de três meses e meio, pelo que estarão concluídas também em Julho.

"Tudo isto configura uma verdadeira revolução no trânsito da zona, correspondendo a uma verdadeira substituição da rede viária que serve toda a área abrangida", disse Narciso Miranda.

A obra implica também a requalificação de toda a zona de acesso à Exponor - Feira Internacional do Porto, com a construção de uma nova rotunda onde será instalada uma escultura da autoria de Zulmiro de Carvalho.

PUB