Em Tribunal, o jovem condutor que provocou acidente em Palmela
O jovem suspeito de ter provocado a morte de três pessoas e ferimentos graves a mais uma durante uma corrida de velocidade ilegal em Palmela começou hoje a ser ouvido no Tribunal de Instrução Criminal de Setúbal cerca das 11:30.
Neutel Mendes, de 22 anos, despistou-se domingo à tarde na "recta do picanço", uma estrada particular junto à fábrica da Lear em Palmela muito procurada para corridas de velocidade com carros transformados ("tunning"), tendo atropelado vários espectadores e danificado nove veículos e uma mota.
Residente na Avenida da Bela Vista, em Setúbal, Neutel Mendes já tinha sido condenado a uma pena suspensa de dois anos por condução sem habilitação própria.
As causas do despiste não foram reveladas, mas familiares e amigos do jovem, que se deslocaram hoje de manhã ao tribunal de Setúbal, afirmaram que Neutel Mendes se despistou quando tentava evitar o atropelamento de alguns espectadores que se encontravam na estrada.
Segundo revelou à Agência Lusa o capitão Vilela, comandante do destacamento territorial de Setúbal da GNR, nos últimos 12 meses, a GNR efectuou sete operações planeadas na zona da Makro de Palmela, onde ocorreu o trágico acidente.
"Fizemos sempre operações planeadas que envolveram elementos de diversos postos da GNR e que resultaram na fiscalização de todos os veículos que se encontravam no local, mas nem sempre conseguimos determinar os veículos que participam nas corridas ilegais", salientou.
"No dia 03 de Abril de 2004 elaborámos um auto de notícia por condução perigosa na sequência de um outro acidente de viação que ocorreu naquele local", acrescentou o comandante da GNR de Setúbal.
Segundo o capitão Vilela, todos os fins-de-semana as patrulhas da GNR passam por aquele local. Mas quando lá chegam desaparece tudo.
O acidente causou a morte quase imediata de dois jovens, um rapaz de 22 anos e uma rapariga de 24 anos, dois feridos graves, de 15 e 22 anos, e três feridos ligeiros.
Um dos feridos graves, um rapaz de 15 anos, acabou, no entanto por falecer no local, enquanto o outro ferido grave era transportado para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, e os três feridos ligeiros para o Hospital São Bernardo, em Setúbal.