Emaús organizam Feira de Natal a favor dos sem-abrigo até 19 Dezembro
Livros, pequenos electrodomésticos, mobiliário e peças de roupa de todos os tamanhos são alguns dos produtos disponíveis na Feira de Natal que os Companheiros de Emaús organizam a favor dos sem-abrigo do Porto.
A Feira de Natal, que arrancou esta tarde e prolongar-se-á até dia 19 de Dezembro, decorre nas instalações do movimento, na Rua Lindo Vale, na zona do Marquês de Pombal.
A receita da venda dos donativos que o Instituto Companheiros de Emaús terá como único destino apoiar a cerca de dúzia e meia de sem- abrigo do Porto que a comunidade apoia.
"O objectivo é recolher fundos para ajudar a comunidade que apoiamos, nomeadamente manter a casa recentemente alugada na cidade, que tem capacidade para abrigar 12 sem-abrigo", disse à Lusa Alice Ferreira, dos Companheiros de Emaús.
O movimento "Companheiros de Emaús" nasceu em França no final da II Guerra Mundial e rapidamente se expandiu por vários países do mundo, tendo chegada a Portugal há cerca de 20 anos.
No Porto, este movimento surgiu há 13 anos por iniciativa de um grupo de amigos, mas apenas se constituiu como comunidade, com instalações próprias para acolher e apoiar pessoas sem-abrigo, em Março de 1998.
Na venda de Natal do ano passado, os Companheiros de Emaús arrecadaram entre 15.000 e 20.000 euros.