Embaixada alerta portugueses para fecho das fronteiras guineenses no domingo
A Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau alertou hoje os cidadãos portugueses para o fecho das fronteiras no país africano, no domingo, uma medida relacionada com as eleições gerais e que já foi adotada em anteriores atos eleitorais.
Numa nota publicada nos canais oficiais, a embaixada recorda que, "em virtude dos atos eleitorais (legislativas e presidenciais) previstos para domingo, 23 de novembro, as fronteiras terrestres, aéreas e marítimas da Guiné-Bissau estarão encerradas entre as 00:00 e as 23:59 desse dia.
De acordo com a Embaixada de Portugal, a informação foi disponibilizada pelo Ministério do Interior e Ordem Pública da Guiné-Bissau.
A embaixada aconselha "todos os cidadãos nacionais que pretendam viajar de ou para a Guiné-Bissau a planear devida e atempadamente as suas deslocações, tendo em conta o fecho de fronteiras previsto".
O encerramento das fronteiras em dia de eleições está estabelecido na lei guineense "por razões de segurança do país" e para garantir a integridade do processo eleitoral.
No domingo, apenas circulará pelas fronteiras da Guiné-Bissau tráfego humanitário, de emergência, militar ou do Estado guineense.
Os guineenses são chamados às urnas, no domingo, para eleições gerais, legislativas e presidenciais, com 12 candidatos a Presidente da República e 14 candidaturas à Assembleia Nacional Popular.