Emigrantes entregam 2.500 assinaturas contra fecho consulado Orleans

Mais de 2.500 assinaturas de portugueses residentes na região de Orleans, França, vão ser entregues quarta-feira ao embaixador de Portugal em Paris para mostrar que estão preocupados com o futuro do consulado naquela localidade.

Agência LUSA /

"Queremos saber o que é que querem fazer com o consulado de Orleans", diss e hoje à Agência Lusa José Luís Cunha, um dos organizadores do protesto.

De acordo com o responsável, várias associações decidiram organizar o abai xo-assinado quando o conselheiro para as comunidades daquela área, David Gomes, lhes disse que aquele consulado "poderia estar em perigo" no âmbito da reestrutu ração consular que o Governo quer levar a cabo.

"Com esta petição, queremos mostrar que a comunidade está alerta", sublinh ou José Luís Cunha, acrescentando que os portugueses exigem que o consulado fiqu e aberto, para que haja uma representação portuguesa em Orleans.

Segundo o responsável, se o Governo português não der qualquer resposta qu anto ao futuro do consulado de Orleans, a reivindicação da comunidade vai ser "m ais intensa".

"As pessoas estão mobilizadas e prontas para fazer mais qualquer coisa", g arantiu.

José Luís Cunha disse ainda que o número de assinaturas alcançado excedeu as expectativas porque pensavam recolher cerca de 1.500 nomes.

"Já conseguimos 2.560 assinaturas, mas ainda faltam contar duas petições", indicou. O consulado de Orleans serve 35 mil pessoas da região de Loiret e Yonne.

As assinaturas foram recolhidas por 19 das 21 associações portuguesas exis tentes naquelas duas regiões.

PUB