Empossados novos directores nacionais adjuntos da Judiciária

Os magistrados Pedro do Carmo e Rui Almeida tomaram posse esta quarta-feira como directores nacionais adjuntos da Polícia Judiciária (PJ), o primeiro para a Direcção Nacional e o último para a Directoria de Coimbra. A cerimónia decorreu na presença do director nacional Almeida Rodrigues, que fez o elogio público das qualidades pessoais e profissionais dos empossados e sustentou que a PJ “está no trilho certo”.

Carlos Santos Neves, RTP /
O director nacional da PJ, Almeida Rodrigues, discursa durante a tomada de posse de Pedro do Carmo e Rui Almeida João Relvas, Lusa

Pedro do Carmo chefiava até agora a Directoria de Coimbra, lugar que será ocupado por Rui Almeida. Ambos são magistrados do Ministério Público – em comissão de serviço na PJ - e foram nomeados por despacho do ministro da Justiça, Alberto Costa, após autorização do Conselho Superior do Ministério Público.

Durante a cerimónia de tomada de posse, que decorreu na sede da PJ, o director nacional, Almeida Rodrigues, salientou “a capacidade de liderança, o rigor, a isenção, o saber jurídico, o sentido de justiça e o espírito de bem servir” dos novos responsáveis.

A escolha de Pedro do Carmo e Rui Almeida, sublinhou o director nacional da Judiciária, dá “continuidade à coexistência entre magistrados e investigadores”.

“Na salvaguarda da matriz essencial da Polícia Judiciária, procuro dar continuidade à coexistência entre magistrados e investigadores, cuja interacção, sedimentada ao longo de anos, se revelou segura e profícua”, declarou Almeida Rodrigues, polícia de carreira que rendeu recentemente Alípio Ribeiro, um magistrado, na chefia da PJ.

Almeida Rodrigues assegurou que vai manter o essencial da estratégia da Polícia Judiciária e ao mesmo tempo aperfeiçoar os mecanismos de combate à grande criminalidade. Deixou, ainda, elogios aos funcionários da PJ.

“A polícia Judiciária está no trilho certo. Há uma linha de rumo e há matéria humana da melhor qualidade”, afirmou o director nacional.

“É aos funcionários, a quem reconheço grande empenho, dedicação, coragem, capacidade de sacrifício e elevado sentido de profissionalismo, que se devem estes últimos resultados e por isso lhes presto aqui, por ser de justiça, o meu público reconhecimento”, vincou.
PUB