Empresa investe 5 milhões de euros nos antigos armazéns da Companhia Arrozeira Mercantil
A Câmara de Gaia e a sociedade Quinta da Primavera assinaram hoje um protocolo de investimento de cinco milhões de euros para a reabilitação dos armazéns da antiga Companhia Arrozeira Mercantil, na zona histórica, junto ao rio Douro.
O protocolo, assinado numa cerimónia realizada nos Paços do Concelho, prevê a reconversão urbana do imóvel, onde serão construídos cinco unidades destinadas a serviços e oito para habitação, além de um parque de estacionamento e uma zona verde envolvente.
Nos termos do acordo hoje assinado, a Quinta da Primavera compromete-se a realizar um investimento de cinco milhões de euros num prazo de 18 meses, estimando-se que o futuro empreendimento venha a criar cerca de 50 postos de trabalho.
A reabilitação urbana do centro histórico de Gaia, especialmente da área situada junto ao rio Douro, é uma das prioridades da autarquia em termos de captação de investimentos para o concelho.
Numa cerimónia realizada quarta-feira, o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, revelou que a autarquia já assegurou este ano um volume de investimento que "ultrapassa largamente" mil milhões de euros, abrangendo a área industrial, os serviços, o turismo e a reabilitação do centro histórico.
O protocolo de investimento hoje assinado nos Paços do Concelho de Gaia foi o segundo celebrado esta semana pela autarquia, que assinou há dois dias com o Grupo Empril um acordo para um investimento de 15 milhões de euros para a construção do Parque Empresarial da Madalena.
Este parque, que representa apenas 10 por cento do total do investimento que o grupo vai fazer no concelho de Gaia, incluirá 15 naves para actividades industriais e armazéns, além de um parque de estacionamento para 237 viaturas.