Empresa municipal de Braga vai instalar leitura automática nos contadores de água
A Águas e Ambiente de Braga (AGERE) vai instalar um sistema de leitura automática do consumo, que evita erros e facilita a relação dos consumidores com a empresa municipal, anunciou hoje fonte do Gabinete de Comunicação.
Segundo a fonte, com este sistema a AGERE - que tem 49 por cento de capital privado - vai recolher a informação das leituras dos contadores de água a qualquer hora do dia e sem necessidade de se deslocar ao local de consumo.
"A AGERE torna-se, assim, a primeira empresa municipal do país a aderir a esta tecnologia que será testada, numa primeira fase, numa freguesia tipo, a de Arentim com 64 consumidores, e, posteriormente, alargada a todo o concelho", sublinha a fonte.
O sistema foi criado por uma empresa bracarense, a EnerMeter - Sistemas de Medição, Lda, que o desenvolveu a partir de uma das plataformas de teleleitura mais utilizadas no mercado da medição: a tecnologia rádio.
A informação é recolhida pelo sistema informático instalado na sede da empresa e processada automaticamente pelo programa de facturação.
Além destas vantagens, a Teleleitura - sublinha a fonte - "permite uma optimização da rede de distribuição com recolha de informação sistematizada sobre volumes consumidos em dia e hora pré- definidos, contadores parados e excesso de caudal, assim como o reconhecimento automático de eventuais fugas e retornos de água".