Empresária de Ponte de Lima vai de moto sozinha a França entregar convite para as festas do concelho

Uma empresária vai fazer 4000 quilómetros na sua moto, sozinha, expressamente para entregar ao presidente da Câmara de Vandoeuvre-les-Nancy, em França, um convite para as Feiras Novas, as festas concelhias de Ponte de Lima.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Empresária ligada à formação de informática e de inglês, Amélia Rodrigues, 35 anos, pratica BTT, motociclismo, montanhismo e alpinismo.

"A ideia surgiu quando eu estava com um grupo de amigos, na festa `Vaca das Cordas`, a beber uns copos. Mais tarde decidi pô-la em prática e dia 01 lá vou na minha moto", disse à Lusa Amélia Rodrigues.

Nascida em Ponte de Lima, onde é mais conhecida por Melita, esta mulher diz que já nasceu com o espírito de aventura e que este será apenas mais um "capítulo" de um já recheado historial de viagens "especiais".

A escolha de Vandoeuvre-les-Nancy tem a ver com o facto de esta localidade francesa ser geminada com Ponte de Lima.

"A Comissão de Festas aproveitou a ideia e vai tratar de me garantir o alojamento, enquanto uma superfície comercial instalada em Ponte de Lima aceitou suportar as despesas com combustível, manutenção da moto e alimentação", referiu.

Melita tem desde 2003 a sua BMW 650 GS, mas até hoje, como confessou, fez "apenas" 17 mil quilómetros, tendo a viagem mais longa sido até Faro, nesse mesmo ano, para uma concentração motard.

Agora, com 4000 quilómetros pela frente, entre ida e volta, numa odisseia que espera terminar dia 09, no local da partida, Melita mostra-se tranquila e garante que está preparada para enfrentar sozinha eventuais problemas na estrada.

"Conto entregar a carta a Garcia", garante, encarando esta viagem e toda a publicidade que eventualmente se venha a fazer à volta dela como factor promocional das "Feiras Novas", festas que, como sublinha, "dizem muito a qualquer limiano que se preze".

No dia da partida, e além do pároco de Ponte de Lima, que irá abençoar a viagem, Melita espera ter no Largo Camões, alguns tocadores de concertina, que considera os verdadeiros "embaixadores" e o "melhor cartaz" das Feiras Novas.

"Se os tocadores de concertina e os cantadores ao desafio algum dia desaparecerem, perder-se-á muito do encanto que faz com que estas festas sejam especiais e únicas no País", afirmou.

Em bicicleta, Melita já ligou Esposende e Santiago de Compostela (230 quilómetros) e Astorga a Santiago de Compostela (250), entre outras viagens, enquanto em BTT a sua maior aventura foi o Danube Bike Trail, completando 500 quilómetros entre as cidades de Passau (Alemanha), Viena (Áustria) e Bratislava (Eslováquia).

Em Marrocos subiu a montanha Toubkal (4167 metros) e já fez alpinismo nos Alpes e nos Pirinéus.

"A próxima aventura não está prevista, pois estas coisas não se programam, simplesmente acontecem", diz.


PUB