Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Encerramento da maternidade das Caldas da Rainha motiva explicações

por Lusa
Solen Feyissa - Unsplash

O conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) realiza esta segunda-feira uma conferência de imprensa sobre o encerramento da maternidade das Caldas da Rainha a partir de quinta-feira, e até ao final de outubro, para obras de requalificação.

Na semana passada, foi divulgado o Nascer em Segurança no SNS – Plano Sazonal Verão 2023, que estabelece o encerramento durante o verão da maternidade das Caldas da Rainha e do bloco de partos do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para a realização de obras.

Nessa altura, o conselho de administração do CHO explicou que as obras de requalificação na maternidade das Caldas da Rainha “visam melhorar as condições de qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais de saúde” e obrigam à suspensão da "atividade assistencial do Serviço de Obstetrícia (internamento, bloco de partos e urgência obstétrica)”, passando a assistência às utentes a ser “assegurada pelo Centro Hospitalar de Leiria”.

No Hospital das Caldas da Rainha manter-se-ão apenas em funcionamento as consultas externas de Ginecologia e de Obstetrícia.

As obras de requalificação e a aquisição de novo equipamentos para a maternidade ascendem a 1.208.316,50 euros, dos quais 401.255,60 euros financiados no âmbito do programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Partos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), 725.000,00 euros financiados pela Câmara das Caldas da Rainha e 82.060,90 euros suportados pelo CHO.


pub