Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Enfermeiros contestam sindicância da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde

por RTP

Uma concentração de enfermeiros em frente à Ordem, em Lisboa, visa contestar a presença de inspetores da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde para uma sindicância à Ordem. A bastonária Ana Rita Cavaco considera que se trata de "uma vingança pessoal" e uma "perseguição" da ministra da Saúde.

A mobilização foi organizada pelo Movimento responsável pela greve cirúrgica dos enfermeiros, que levou ao adiamento de milhares de cirurgias.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) vai realizar uma sindicância à Ordem dos Enfermeiros, por determinação da ministra da Saúde, Marta Temido.

A sindicância é no fundo uma averiguação geral, mas a bastonária da Ordem já levantou dúvidas legais sobre esta sindicância realizada pela IGAS, lembrando que se trata de uma associação pública profissional com elementos eleitos e não de um serviço da administração pública.

A ministra da Saúde justificou na passada terça-feira a decisão de determinar uma sindicância à Ordem dos Enfermeiros com "intervenções públicas e declarações dos dirigentes".

Em comunicado, o gabinete de Marta Temido explica que a ministra determinou a realização da sindicância "com o objetivo de indagar indícios de eventuais ilegalidades resultantes das intervenções públicas e declarações dos dirigentes" e "das atividades realizadas pela Ordem e correspetivas prioridades de atuação, e eventuais omissões de atuação delas decorrentes, em detrimento da efetiva prossecução dos fins e atribuições que lhe estão cometidos por lei".


c/Lusa
pub