Equipamento de espionagem encontrado em restaurante português de Londres
O proprietário do restaurante português Portal, em Londres, conhecido por ser frequentado por algumas celebridades inglesas, encontrou um equipamento de espionagem junto a uma das mesas, como confirmou à agência Lusa.
O caso está a ter amplo destaque na imprensa britânica, porque alegadamente o restaurante seria também um dos locais preferidos do treinador do José Mourinho, facto que o proprietário do local, António Correia, nega peremptoriamente.
"Já vi que alguns jornais associam isto com o José Mourinho, por ele ter dito numa entrevista que gostaria de vir aqui, mas a verdade é que nunca cá veio", disse à Lusa o proprietário.
Quase todos os vespertinos de Londres e até alguns diários de referência, como o "The Independent", dão esta associação por certa, assegurando até que foi numa das mesas do Portal que Mourinho, juntamente com a direcção do Chelsea, terá decidido avançar para a polémica transferência do jogador Ashley Cole, do Arsenal.
"É mentira", explica António Correia, que garante: "seria um prazer ter aqui José Mourinho, como tantos outros portugueses, mas a verdade é que ele ainda não veio".
O Portal passa a ser o primeiro restaurante britânico onde este tipo de equipamento de escuta foi encontrado, depois de alguns casos semelhantes terem sido detectados em bares, hotéis de luxo e clubes privados.
António Correia explicou à Lusa que a descoberta surgiu graças a um rádio que tem na cozinha e que, de um dia para o outro, "deixou de se ouvir por causa de umas interferências estranhas".
Daí até reparar que uma tomada eléctrica ao lado das mesas havia um "aparelho estranho", diz o empresário, "foi muito rápido".
A aparência do aparelho levou António Correia a consultar uma empresa especializada em segurança, que não teve dúvidas em afirmar que o restaurante português tinha sido vítima de uma tentativa de espionagem.
"Fiquei surpreendido porque é óbvio que não esperava que esta coisas me acontecesse, mas por outro lado tenho consciência que o tipo de clientes que tenho pode despertar estas tentativas", acrescentou António Correia.
O Portal, que serve comida portuguesa, foi inaugurado o ano passado no bairro de Clerkenwell, em Londres, junto ao centro financeiro da capital inglesa.
Graças a algumas boas críticas na imprensa local, o restaurante tornou-se rapidamente conhecido no círculo dos empresários da City e também de algumas celebridades da cidade de Londres, incluindo jogadores de futebol.
Com medo de perder esta clientela por causa das notícias, António Correia contratou uma empresa de segurança para fazer o controlo diário do restaurante.
"Acho que os clientes são inteligentes e vão perceber que a privacidade já não está ameaçada, mas por isso mesmo não vou correr riscos", concluiu.