As equipas das 44 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) de Portugal vão homenagear hoje, às 19h00, as vítimas do acidente do helicóptero em Valongo, disse à Lusa a coordenadora daquele serviço no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.
Equipas das VMER homenageiam às 19h00 vítimas da queda do helicóptero do INEM
Segundo Adelina Pereira, com este gesto, os colegas do médico, enfermeira e pilotos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vítimas da queda da aeronave na Serra de Santa Justa, naquele concelho do distrito do Porto, "pretendem contornar o facto de ser impossível comparecer a todos aos funerais".
"Um minuto de silêncio após um breve toque de dois ou três segundos da sirene da ambulância, seguido da largada de quatro balões brancos" marcará a homenagem dos colegas dos dois pilotos, do médico e da enfermeira que faleceram no acidente aéreo, descreveu a responsável.
No caso do Hospital Pedro Hispano, a homenagem será feita no heliporto, "onde durante anos o helicóptero que caiu esteve baseado" antes de seguir para Macedo de Cavaleiros, informou a coordenadora, explicando ainda que a escolha das 19:00 para a homenagem "tem que ver com a hora a que poderá ter ocorrido o acidente".
Relatos de pessoas que dizem ter visto o helicóptero antes da sua queda, afirmaram que o acidente terá ocorrido cerca das 18:30.
A aeronave em causa é uma Agusta A109S, operada pela empresa Babcock, e regressava à sua base, em Macedo de Cavaleiros, Bragança, após ter realizado uma missão de emergência médica de transporte de uma doente grave para o Hospital de Santo António, no Porto.
Este é o acidente aéreo mais grave ocorrido este ano em Portugal, elevando para seis o número de vítimas mortais em acidentes com aeronaves desde janeiro.