Escola da Gemieira, Ponte de Lima, vai ficar aberta - autarca
O presidente da Junta de Freguesia de Gemieira, Ponte de Lima, declarou hoje que a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) recuou na intenção de fechar a escola do primeiro ciclo do ensino básico daquela localidade.
Segundo António Sá Matos, a decisão da DREN foi-lhe transmitida na manhã de hoje - dia em que a população da Gemieira fechou a escola cadeado em protesto - pelo vereador da Educação na Câmara Municipal de Ponte de Lima, Franklin Sousa.
Face à decisão da DREN "vamos retirar os cadeados e a escola vai voltar a funcionar normalmente", acrescentou o autarca da Gemieira.
A agência Lusa contactou a Direcção Regional de educação do Norte (DREN) para obter mais esclarecimentos sobre a decisão avançada pelo autarca, mas a DREN remeteu para mais tarde uma posição sobre o assunto.
A escola do primeiro ciclo do ensino básico da Gemieira, Ponte de Lima, foi hoje fechada a cadeado numa manifestação de protesto da população pelo anunciado encerramento daquele estabelecimento de ensino.
Depois de encerrada a escola da Gemieira, a DREN pretendia transferir os alunos para o Centro Escolar da Ribeira, que fica a cerca de cinco quilómetros de distância.
Na manhã de hoje, a população da Gemieira cobriu ainda a freguesia de bandeiras negras e prometia no próximo sábado manifestar- se em Ponte de Lima, no decorrer da reunião da Assembleia Municipal.
No concelho de Ponte de Lima, e segundo dados avançados pelo Centro de Área Educativa (CAE) de Viana do Castelo, está previsto o encerramento, no final do presente ano lectivo, de um total de 12 escolas do primeiro ciclo do ensino básico.
Os objectivos subjacentes a esta iniciativa da DREN são, por um lado, combater o insucesso escolar e, por outro, fomentar o processo de socialização dos alunos.