Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho ganha prémio Internacional
Braga, 04 set (Lusa) - A Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho ganhou o prémio International Recognition of Excellence in Medical Education, atribuído no 40.º Congresso Anual da Association for Medical Education in Europe, na categoria "Envolvimento dos Estudantes".
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Universidade do Minho (UMinho) aponta que "só" oito escolas médicas em todo o mundo foram destacadas naquela que foi a primeira edição do International Recognition of Excellence in Medical Education (ASPIRE).
Esta é uma distinção encarada como tendo "a maior relevância" para a Escola de Ciências da Saúde (ECS-UMInho) que instrui um curso de Medicina "inovador", com plano de estudos "centrado" no aluno e em interligação com a investigação.
"Candidatámo-nos dando provas de que os estudantes contribuem para a sua comunidade académica e que lhes é atribuído um papel ativo na sua formação e no ensino e aprendizagem", refere, no comunicado, o professor Manuel João Costa.
A distinção, atribuída na categoria "Envolvimento dos Estudantes", traduz o "reconhecimento" do curso de Medicina na instituição.
"O curso de Medicina da UMinho é inovador no país, orientando-se numa perspetiva integrada biopsicossocial e na linha das recomendações mundiais. O plano de estudos centra-se no aluno e em interligação com a investigação.
Entre os seus programas de pós-graduação destacam-se o primeiro programa nacional de doutoramento (MD/PhD) com as universidades de Columbia e Thomas Jefferson, EUA", explana a instituição.
Além disso, lembra o texto, "a ECS-UMinho é ainda a única escola médica portuguesa no programa de intercâmbio global de estudantes liderado pela Associação de Escolas Médicas Americanas e colabora em iniciativas internacionais de avaliação de conhecimentos clínicos de alunos de medicina".
O prémio, que teve em 2013 a primeira edição, foi entregue pela Association for Medical Education in Europe, a associação europeia da Federação Mundial de Educação Médica, que é "reconhecida pela sua atividade e dinamismo em prol da formação em medicina de qualidade".
Além da UMinho, foram galardoadas as universidades do Sul de Illinois (EUA), de Aga Khan (Paquistão), de Maribor (Eslovénia), da Austrália Ocidental (Austrália), do Norte de Ontário (Canadá), de Hull York (Reino Unido) e a Universidade Médica Internacional (Malásia).