Escola de Viseu é a primeira do país a ter certificado de qualidade

Uma escola de Viseu frequentada por 530 alunos do pré-escolar ao nono ano é a primeira do país a receber, sexta-feira, uma certificação de qualidade pelo seu ensino e organização administrativa, anunciou a directora.

Agência LUSA /

A Escola Básica Integrada e Secundária (EBIS) Jean Piaget funciona há sete anos e, apesar de ser privada, os alunos pertencem à rede pública e não pagam qualquer mensalidade, graças a um contrato com o Ministério da Educação por se situar numa zona considerada de carência em termos de escolas públicas.

A Certificação de Gestão da Qualidade é-lhe agora atribuída pelo Instituto Português da Qualidade, segundo a norma internacional ISO 9001, pelas medidas desenvolvidas ao nível da gestão e da prática pedagógica, explicou à Agência Lusa a directora da escola, Cristina Brazete.

Frequentada por 530 alunos, desde o ensino pré- escolar ao nono ano de escolaridade, a escola privada, situada numa zona rural de Viseu (Vila Nova do Campo), demorou um ano a aplicar as várias medidas que lhe permitiram conquistar o título.

No que respeita à gestão - referiu Cristina Brazete -, por exemplo, a EBIS Jean Piaget "faz inquéritos periódicos à satisfação dos clientes [os pais dos alunos] e selecciona todos os fornecedores, desde os dos parafusos aos do refeitório, segundo as condições impostas pela legislação".

"Desenvolvemos também processos pedagógicos. Todos os funcionários fazem planificação, os alunos têm direito a ter a matriz com os critérios de avaliação dos testes e os pais têm acesso ao calendário dos testes que os filhos fazem por período", referiu.

Por outro lado, "o resultado da avaliação aos professores e funcionários, feita de forma transversal, vai servir para elaborar o plano de formação do ano seguinte", acrescentou.

Cristina Brazete frisou que o objectivo é "a melhoria contínua, procurando as falhas", já que são regularmente realizados inquéritos e há "caixas de sugestões espalhadas por toda a escola".

A EBIS Jean Piaget quer também obter a certificação ao nível do ambiente e da higiene e segurança no trabalho, estando já a trabalhar nesse sentido.

"É uma filosofia, uma forma de organizar o trabalho mais abrangente e transparente, sempre tendo em vista a melhoria", sublinhou.

A escola tem autorização para funcionar até ao 12º ano de escolaridade, mas como a partir do 9º os alunos já teriam de pagar, acabam por ir frequentar outros estabelecimentos de ensino.

AMF.

Lusa/Fim


PUB