Escola primária para crianças carenciadas em Lisboa recuperada por voluntários

A escola primária do bairro lisboeta da Cruz Vermelha, no Lumiar, vai ser recuperada este fim-de-semana por um grupo de voluntários, que vão transformá-la num espaço mais divertido para as 200 crianças que a frequentam.

Agência LUSA /

Na sua maioria provenientes de famílias carenciadas, as crianças do Bairro da Cruz Vermelha vão ter uma surpresa quando, na segunda-feira, regressarem ao jardim infantil ou à escola primária do Lumiar.

Durante o dia de sábado, várias equipas dos Laboratórios Pfizer vão transformar a escola: enquanto uns tratam da instalação dos equipamentos lúdicos nos recreios, outros reabilitam as zonas verdes e os campos de jogos da escola.

Para que tudo esteja pronto às 16:30, outras equipas vão estar responsáveis pela pintura de vários espaços da escola, com a colaboração da Dyrup, que ofereceu apoio técnico e logístico.

Segundo um comunicado da autarquia lisboeta, "no final do dia, cores alegres marcarão a conclusão dos trabalhos, saudando as futuras brincadeiras das crianças".

A intervenção na escola do Lumiar insere-se no projecto de reabilitação de infra-estruturas escolares do ensino básico na região de Lisboa lançado recentemente pela autarquia.

A Câmara fez um apelo ao mecenato empresarial visando a recuperação de cerca de 77 escolas que necessitavam de intervenção imediata e já conseguiu recuperar 21 escolas, refere o comunicado.

O trabalho de requalificação da escola do Lumiar está a cargo dos Laboratórios Pfizer, que aceitaram participar no projecto camarário, oferecendo apoio logístico e financeiro através do programa "Ajudar é o melhor remédio".

"Com a recuperação desta escola, ascende a 20 o número de instituições de ensino já beneficiadas por esta iniciativa da Câmara de Lisboa", disse a vereadora responsável pelo pelouro da Educação, Helena Lopes da Costa.


PUB