Escola sem aulas devido a avaria no aquecimento em Paul (Covilhã)

Cerca de 60 alunos da escola básica do 1º ciclo da vila do Paul (Covilhã) estão sem aulas desde segunda-feira devido a uma avaria do sistema de aquecimento daquela estabelecimento de ensino.

Agência LUSA /

"O sistema funciona com uma caldeira a lenha que nos últimos anos tem dado vários problemas e desta vez entrou em ruptura. Dadas as actuais baixas temperaturas, não havia condições para manter as aulas", explicou à Agência Lusa o presidente do agrupamento de escolas "Entre Ribeiras", Vítor Reis Silva.

Segundo aquele responsável, "os técnicos da Câmara da Covilhã estão a tratar da reparação do equipamento" e se a avaria não for reparada até ao final da semanas, as aulas do 1º ciclo serão transferidas para a escola EB2,3 do Paul.

"Só não o fizemos já porque tal obriga a reajustar horários e salas de aula dos 215 alunos da EB2,3", esclareceu Vítor Reis Silva.

A Escola Básica do Paul é frequentada por 62 alunos no primeiro ciclo e por mais de duas dezenas de crianças em idade pré-escolar. O serviço pré-escolar foi mantido em funcionamento.

"São menos crianças e estão instaladas numa sala mais pequena onde colocámos radiadores adicionais", disse o presidente do agrupamento de escolas.

Segundo Vítor Reis Silva, as avarias no sistema de aquecimento da Escola Básica do Paul "não são caso único" e já ultimo ano "houve problemas" em São Jorge da Beira.

"À importante que se encontre uma solução rápida para as aulas serem retomadas, mas depois deve ser pensada uma solução definitiva, que deve passar pela substituição do sistema" que funciona a lenha, disse.

Aquele responsável defende a substituição das caldeiras a lenha, instaladas nas escolas entre 1987 e 1990 através do Programa VALOREN - iniciativa europeia que disponibilizou incentivos financeiros consideráveis para projectos de aquecimentos de estabelecimentos de ensino.

PUB