Escola Superior de Enfermagem passa a integrar Instituto Politécnico

A Ministra da Ciência e do Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, anunciou hoje a transformação da Escola Superior de Enfermagem em Superior de Tecnologias da Saúde, integrada no Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

Agência LUSA /

Com esta transformação, o IPG pode agora candidatar-se a cursos na área das tecnologias da Saúde, como a radioterapia ou a fisioterapia, o que até ao momento não era possível.

A governante, que falava na Guarda, reconheceu que a decisão "peca por tardia" e disse que se insere no âmbito de um conjunto de idênticos estabelecimentos criados em Viseu, Leiria e Beja.

"É um valor acrescentado para a cidade da Guarda e para a região", afirmou Maria da Graça Carvalho.

A ministra recordou que o processo de transformação da Escola Superior de Enfermagem vem desde 1999 e que tem estado a ser analisado desde que chegou ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior, em Outubro de 2003.

Disse ainda prever que os novos cursos, depois de analisados pela Direcção-Geral do Ensino Superior e posteriormente pelo grupo de especialista na área da Saúde ou grupo de missão para o sector, coordenado por Horta Amaral, possam funcionar já no próximo ano lectivo.

"Fez-se esse processo de integração, aumentaram-se as vagas de Medicina, criou-se o ciclo básico da Medicina nos Açores e na Madeira e faltava gora a análise dos dossiers da transformação das Escolas de Enfermagem e Escolas da Saúde", sublinhou.

Apesar de convidado, o presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Jorge Mendes, não esteve presente na cerimónia, que decorreu no Governo Civil.

PUB