País
Escolas Electrão mostram importância de reciclar produtos elétricos e eletrónicos
Já foram realizadas dez edições associadas à campanha Escola Electrão. E este ano arranca mais uma destas campanhas de sensibilização para a reciclagem de produtos elétricos, eletrónicos e similares junto dos mais novos. O Portugal em Direto, da Antena 1, foi até à Secundária da Amadora para saber mais sobre este projeto e entender como alunos e professores acolheram novamente esta iniciativa.
Foto: Nuno Patrício - RTP
A Escola Electrão, do projecto Electrão, permitiu já a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos elétricos usados nas várias escolas aderentes, de norte a sul de Portugal.
A 11ª edição arrancou com mais um início de um ano lectivo e vai durar até junho de 2022, contando com mais de 360 escolas aderentes.
Dinamizada pelo "Electrão – Associação de Gestão de Resíduos", este programa tem como objetivo sensibilizar para o correto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos fora de uso.
A maior parte dos equipamentos elétricos usados recolhidos nas escolas corresponde a pequenos aparelhos, mais fáceis de transportar, como torradeiras, máquinas de café e telemóveis.
Escolas e alunos ganham ao reciclar
Depositar os equipamentos elétricos e eletrónicos no local criado para o efeito é de extrema importância, não só pelo conjunto de material que usa estes consumíveis, mas também pela difícil e complexa degradação, bem como o forte impacto ambiental que os aparelhos eletrónicos causam no ambiente.
Sabia que cada família acumula, em média, 11 equipamentos elétricos que já não usa, de acordo com um estudo recente da Organização das Nações Unidas? Esta acumulação, feita pelos cidadãos, impede o aumento dos níveis de reciclagem de equipamentos elétricos, não só em Portugal como em toda a Europa.
E como incentivo pelo trabalho de sensibilização as escolas aderentes podem receber vales, que depois podem usar para a compra de novos equipamentos elétricos e eletrónicos.Estes vales são atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de resíduos recolhidos pela escola.
Além deste incentivo, existe ainda um outro desafio lançado pela campanha “Escola Electrão” em que os alunos se podem tornar repórteres “Electrão”, participando com os seus trabalhos sobre o tema num concurso de vídeos produzidos sobre o tema da reciclagem, com direito a prémios a atribuir às equipas vencedoras.
#EscolaElectrão
#SecundáriadaAmadora
#PortugalemDiretoA1