Escolas fechadas e vias cortadas devido ao mau tempo

Cerca de meia centena de estradas, em dez distritos do Norte e Centro, estão cortadas ou condicionadas ao trânsito devido à queda de neve e formação de gelo. Também devido à neve e ao frio muitos estabelecimentos de ensino, sobretudo no Interior, estão hoje com as portas fechadas.

RTP /
Neve obrigou ao corte de diversas estradas Pedro Rosário/Lusa

O corte nas estradas verifica-se, sobretudo, ao nível das estradas nacionais e municipais. Aveiro, Guarda, Porto, Viseu, Vila Real, Braga, Castelo Branco, Leiria, Portalegre e Bragança são os distritos do país com mais estradas intransitáveis.

"Apesar de algumas auto-estradas, Itinerários Principais (IP) e Complementares (IC) estarem já, de alguma forma, reabertos à circulação a verdade é que há estradas nacionais e municipais que ainda permanecem cortadas", revelou à Lusa, o tenente-coronel Leomila.

"Se as condições meteorológicas do país melhorarem, algumas estradas poderão ser reabertas", acrescentou o tenente-coronel que, no entanto, aconselha os automobilistas a "adoptarem precauções redobradas".

"Tenham uma condução defensiva, só ir para a estrada se for estritamente necessário e, se possível, alterem as respectivas agendas. Isso era melhor", recomendou.

Segundo o tenente-coronel Leomila, que cita dados provisórios, "nas últimas 24 horas a GNR registou um total de 240 acidentes no país, dos quais resultaram três feridos graves e 47 feridos ligeiros".

Neve e gelo obriga ao encerramento das escolas

O mau tempo obrigou ao encerramento de vários estabelecimentos de ensino, sobretudo nos distritos do Interior.

Trancoso, Baião, Guarda, Covilhã, Castelo Branco e Montalegre são os distritos mais afectados.

Em Trancoso, Covilhã e Castelo Branco todas as escolas primárias e jardins-de-infância estão hoje com as portas encerradas.

Na Guarda e em Baião, as aulas foram canceladas em todos os graus de ensino.

Nas zonas rurais de Vila Real, os transportes escolares também pararam devido ao forte nevão que afectou o distrito.

Temperaturas sobem a partir de hoje

Segundo o Instituto de Meteorologia (IM) as temperaturas devem começar, durante o dia de hoje, a registar ligeiras subidas, e o dia vai permanecer com pouca ou nenhuma chuva.

No entanto, para esta madrugada, o IM prevê chuva intensa e uma subida mais pronunciada das temperaturas.

Hoje, Castelo Branco e Guarda estão em alerta amarelo devido à previsão de muito frio e neve.

Também todos os distritos do litoral se encontram sob aviso amarelo devido à previsão de forte agitação marítima.

O IM prevê que na Costa Ocidental as ondas atinjam os três a quatro metros e que na Costa Sul rondem os dois a três metros e meio.

PUB