Escolha de Almerindo Marques assegura rigor e agilidade à empresa

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou que a escolha do actual presidente da RTP, Almerindo Marques, para liderar o Conselho de Administração das Estradas de Portugal teve como objectivo assegurar a "agilidade" e o "rigor" desta empresa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
Sócrates defende nomeação de Almerindo Marques DR

No entanto, quando falou aos jornalistas após ter recebido em audiência o Presidente da República de Timor-Leste, Ramos-Horta, em São Bento, José Sócrates recusou-se por agora a esclarecer qual a equipa que o Governo vai nomear para o Conselho de Administração da RTP.

Sócrates apenas adiantou que o actual vice-presidente assegurará interinamente as funções de Almerindo Marques, depois de este tomar posse como presidente do Conselho de Administração das Estradas de Portugal.

Hoje, o Ministério das Obras Públicas anunciou que Almerindo Marques aceitou o convite para ser o novo presidente do Conselho de Administração da Estradas de Portugal (EP).

Por sua vez, o gabinete do ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, referiu que o actual vice-presidente da RTP, Ponce Leão, vai assumir a presidência do operador público até ao final do ano, na sequência da saída de Almerindo Marques para a presidência do conselho de administração da Estradas de Portugal (EP).

Nas declarações que fez aos jornalistas, José Sócrates falou "novo ciclo" nas Estradas de Portugal, dizendo que o Governo pretende que esta empresa tenha "maior agilidade".

"Daí a escolha do Ministério das Obras Públicas em relação à nova administração e, em particular, à sua liderança. Queremos que o novo ciclo das Estradas de Portugal seja de rigor e que dê à empresa confiança e capacidade para desenvolver o programa rodoviário nacional", declarou.

Interrogado sobre o substituto definitivo de Almerindo Marques na presidência da RTP, o primeiro-ministro advertiu que "a resposta a pergunta tem de esperar".

"Quando o novo presidente das Estradas de Portugal [Almerindo Marques] tomar posse será então substituído pelo actual vice-presidente Ponce Leão RTP, que ocupará as funções de presidente interino até à mudança de administração", referiu.

Almerindo Marques é presidente do conselho de administração da RTP desde 2002 e termina o actual mandato a 31 de Dezembro deste ano.

PUB