País
"Esforço de convergência" junta BE, Livre e PAN para a Câmara de Cascais
Bloco de Esquerda, Livre e PAN vão concorrer em coligação à Câmara Municipal de Cascais, apurou a Antena 1. A candidatura será encabeçada pelo economista e deputado municipal bloquista Alexandre Abreu.
Foto: Calin Stan - Unsplash
Bloco de Esquerda e Livre têm renovado apelos a uma frente de esquerda nas autárquicas para combater a direita. Em declarações à Antena 1, Alexandre Abreu diz que o acordo em Cascais resulta de um "esforço de convergência" que, acredita, irá repetir-se em outros municípios.
Nas últimas eleições autárquicas, em 2021, PS, PAN e Livre concorreram em coligação à Câmara de Cascais. Agora sem os socialistas, com quem Alexandre Abreu assume ter "diferenças políticas significativas", o Bloco junta-se à equação convicto de que poderá beneficiar do que diz ser uma "fragmentação" das candidaturas à direita. O social-democrata Carlos Carreiras, que chefia o executivo municipal de Cascais desde 2011, não se pode recandidatar por ter atingido o limite de três mandatos.
A coligação “Viva Cascais” candidata o atual vice-presidente da autarquia, Nuno Piteira Lopes. Já o vereador João Ruivo é o nome escolhido pelo PS.
As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.