Espargos, catacuzes e carrasquinhas "abrem o apetite" em Alvito
Alvito, Beja, 18 Fev (Lusa) - Migas de espargos ou feijão com catacuzes são dois dos pratos que enriquecem, a partir de hoje, ementas de cinco restaurantes do concelho de Alvito (Beja), durante um ciclo gastronómico dedicado a ervas usadas na cozinha alentejana.
Promovido pelo município local e com o apoio da Região de Turismo Planície Dourada, a primeira de três semanas do ciclo gastronómico "As Ervas da Baronia", dedicada aos espargos, catacuzes e carrasquinhas, decorre até domingo.
Salientando que a gastronomia constitui o "produto estratégico" do turismo no Baixo Alentejo, o presidente do município, João Paulo Trindade, explicou hoje à agência Lusa que o ciclo pretende "revelar e promover a cozinha tradicional alentejana à base de ervas típicas da região" e, desta forma, "atrair turistas".
Por outro lado, acrescentou, o ciclo quer também "valorizar a importância que as ervas do campo têm no receituário típico do Alentejo".
Em cada época do ano, segundo os "ditames da natureza", frisou o autarca, "a cozinha alentejana enriquece-se com pratos à base de ervas típicas da região", como espargos, catacuzes, carrasquinhas, beldroegas, coentros, hortelã e outras ervas aromáticas.
"A maioria das pessoas desconhece estas ervas e outras já ouviram falar, mas nunca as provaram", salientou João Paulo Trindade, explicando que o ciclo "desafia" os "amantes da gastronomia" a "provar a riqueza dos sabores do campo".
Os resultados, "bastante bons", da primeira edição do ciclo, que decorreu o ano passado, com uma "boa adesão" dos restaurantes locais e do público, levou a autarquia a apostar este ano nas "ervas da Baronia".
A segunda semana do ciclo, dedicada às beldroegas, vai decorrer em Junho, seguindo-se pratos confeccionados com coentros, hortelã e outras ervas aromáticas, durante a terceira semana, prevista para final de Outubro.
LL.
Lusa/Fim