Especialista considera "muito pouco provável" que mancha de petróleo no Golfo do México chegue aos Açores
Ponta Delgada, 14 mai (Lusa) - A probabilidade da mancha de petróleo resultante de um derrame no Golfo do México atingir os Açores é muito reduzida, tratando-se de um produto volátil que se dissiparia durante a viagem, revelou hoje uma especialista em correntes marinhas.
"As correntes oceânicas permitem o arrastamento do petróleo até aos Açores, mas levaria cerca de seis meses e, nesse período, as manchas sofrem tantas transformações que fazem com que as hipóteses de cá chegar sejam muito pouco prováveis", afirmou Manuela Juliano, da Universidade dos Açores, em declarações à Lusa.
Segundo esta especialista em correntes marinhas, ao contrário de outros objetos que estejam à deriva na zona do Golfo do México, uma mancha de petróleo sofre durante o seu percurso "várias transformações que diminuem" os seus efeitos.