País
COVID-19
Especialistas dos Infarmed acreditam que segundo pico da Covid em Portugal já aconteceu
O segundo pico da Covid registou-se no passado dia 25 de novembro. Esta é a convicção dos especialistas do Infarmed que foi revelada na reunião desta quinta-feira com os vários atores políticos nacionais.
RTP
Nesta reunião, na Agência Portuguesa do Medicamento, em Lisboa, o epidemiologista Óscar Felgueiras explicou que o pico foi atingido primeiro nas faixas etárias mais baixas e só depois nas mais altas.
O especialista refere que a incidência ainda é elevada nos idosos, o que pode explicar o elevado número de internamentos.
Agora a pandemia em Portugal mostra uma incidência com tendência de descida, explicam os especialistas.
Líderes políticos e parceiros sociais estão a ser informados sobre a continua evolução da pandemia e o epidemiologista Manuel Carmo Gomes traça previsões e refere que os picos ainda previstos de internamentos está próximo, e o das mortes deve acontecer no final de dezembro.
Carmo Gomes estima que, na semana do Natal, Portugal tenha entre 2 mil a 3 mil casos diários.
O epidemiologista da Faculdade de Ciências de Lisboa olhou também para as faixas etárias que mais recorrem aos hospitais e concluiu que quem tem entre 60 e 79 anos é quem mais tem precisado de ser internado, acabando a sugerir que essas pessoas devem ter prioridade na estratégia de vacinação.
Já o epidemiologista Baltazar Nunes falou sobre o índice médio nacional de transmissão (R), que está agora nos 0.99.
Ou seja, cada 100 infetados contagia menos de um. Significando que a doença está aparentemente a regredir.
As melhorias registam-se nas áreas metropolitanas de Lx e Porto, mas o Alentejo e os Açores apresentam uma tendência crescente nos casos.
Logo à tarde, será anunciado pelo Governo o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid.
Esta reunião no Infarmed é a 13ª deste género para avaliara progressão da doença.