Esquadra da PSP em Setúbal atingida por cocktails molotov

por RTP
Automóvel incendiado na urbanização do Casal da Paradela, em Odivelas António Antunes - RTP

A esquadra da Polícia de Segurança Pública do bairro da Bela Vista, em Setúbal, foi alvo, na última noite, do arremesso de cocktails molotov. Há também notícia de caixotes do lixo e automóveis incendiados na Póvoa de Santo Adrião e em Odivelas, no distrito de Lisboa. As forças de segurança fizeram uma detenção.

Em comunicado enviado às redações, a PSP confirma a ocorrência de vários incidentes durante a noite, afastando, por agora, uma ligação à manifestação que na segunda-feira mobilizou dezenas de moradores do bairro da Jamaica no Terreiro do Paço, em Lisboa.Na segunda-feira foram detidas quatro pessoas após o apedrejamento de agentes da PSP por parte de moradores do bairro social da Jamaica, no Seixal, que se manifestaram diante do Ministério da Administração Interna.

Pelas 21h40, indica a força de segurança, “foram incendiadas duas viaturas em Odivelas e outras duas na Póvoa de Santo Adrião, com recurso a cocktails molotov”.

“Posteriormente, foram incendiados e destruídos 11 caixotes do lixo e danificadas, nesta sequência, cinco viaturas, na zona circundante ao Bairro da Cidade Nova, também com a utilização de cocktails molotov”, prossegue a Polícia de Segurança Pública.

Foram em seguida intercetados quatro suspeitos, “tendo sido detido um indivíduo do sexo masculino, de 18 anos de idade, depois de reconhecimento por testemunhas como um dos autores do lançamento dos engenhos incendiários”.

O arremesso de três cocktails molotov contra a esquadra do bairro da Bela Vista, em Setúbal, deu-se pelas 3h15, sem registo de feridos.

Um morador do Bairro da Bela Vista, em Setúbal, explicou à RTP o que se passou junto à esquadra.


“Observaram-se danos na esquadra e numa viatura civil. Não foram ainda identificados os suspeitos desta ação criminosa”, lê-se na mesma nota da PSP.

“A Polícia de Segurança salienta que o clima de segurança foi restabelecido nas zonas acima mencionadas, reforçado o dispositivo policial nos locais, garantindo a tranquilidade e normalidade a todos os residentes”, conclui a polícia.
Proprietários de viaturas sem explicação
O irmão da proprietária de uma das viaturas que foram incendiadas, esta madrugada, em vários locais no bairro Casal do Privilégio, na Póvoa de Santo Adrião, no concelho de Odivelas, não encontra explicações para o sucedido.

No Bairro do Codivel, no concelho de Odivelas, onde foram incendiadas duas viaturas, é visível o que resta de um cocktail molotov. Uma das viaturas foi retirada durante a noite.
Por outro lado, também na Póvoa de Santa Iria se registaram actos de vandalismo contra viaturas particulares, que as imagens documentam.
Quatro detidos em Lisboa
Quatro pessoas foram detidas segunda-feira na sequência do apedrejamento de elementos da PSP por parte de moradores do bairro social da Jamaica, no Seixal, distrito de Setúbal, que protestaram junto ao Ministério da Administração Interna, em Lisboa, para dizer “basta” à violência policial e “abaixo ao racismo”.

Segundo o porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa, cerca das 17h00 os manifestantes subiram a Avenida da Liberdade, em direção ao Marques do Pombal, onde ocuparam a praça central.

Às 18h30 começaram a descer a avenida, ocupando as faixas centrais e impedindo a circulação rodoviária, quando os elementos da PSP os obrigaram a passar pelo passeio começaram a lançar pedras contra os agentes da autoridade e “pelo menos dois petardos”.

Reação que obrigou a “uma intervenção mais musculada da PSP”, levando os manifestantes a dispersarem, acrescentou a mesma fonte, não adiantando se foram disparados tiros.

O protesto teve como motivo a intervenção policial realizada no domingo de manhã no Bairro da Jamaica, quando a PSP foi alertada para “uma desordem entre duas mulheres”, tendo sido deslocada para o local uma equipa de intervenção rápida da PSP de Setúbal. Na sequência destes incidentes, ficaram feridos, sem gravidade, cinco civis e um agente da PSP, que foram assistidos no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Na ocasião, um grupo de homens reagiu à intervenção dos agentes da polícia quando estes chegaram ao local, atirando pedras.

A PSP abriu um inquérito para “averiguação interna” sobre a “intervenção policial e todas as circunstâncias que a rodearam”, ocorrido domingo no bairro da Jamaica, concelho do Seixal, da qual resultaram, além dos feridos, um detido.

Pelo seu lado, a associação SOS Racismo anunciou que vai apresentar uma queixa ao Ministério Público na sequência destes acontecimentos.
pub