Está em causa democracia interna e regresso de práticas de manipulação - Pacheco Pereira

Lisboa, 06 Mar (Lusa) - O social-democrata Pacheco Pereira considerou hoje que a intenção da direcção do PSD de alterar os regulamentos do partido no sábado "coloca seriamente em causa a democracia interna" e significa "o regresso de velhas práticas de manipulação".

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

José Pacheco Pereira colocou hoje um texto no seu blogue, www.abrupto.blogspot.com, com o título "Em defesa da democracia interna no PSD", em que apoia os seus colegas de partido que querem evitar que a reforma dos regulamentos vá a votos no Conselho Nacional de sábado.

Os novos regulamentos propostos pela direcção de Luís Filipe Menezes "são até agora desconhecidos dos militantes e dos próprios membros do Conselho Nacional, em vésperas da reunião", refere, contestando que esteja prevista a sua votação no sábado.

"Esta situação é inadmissível num partido democrático", acrescenta Pacheco Pereira, subscrevendo a exigência de que "haja um período mínimo de um mês para a análise e discussão dessas propostas" antes de serem votadas.

"É a democracia interna do PSD que está em causa, com o regresso de velhas práticas de manipulação", considera.

Sobre o conteúdo das alterações que a direcção quer fazer, Pacheco Pereira afirma que "é legítimo suspeitar que possam levar à destruição do que ainda sobrava das propostas de moralização e rigor na vida interna que datam do secretário-geral Rui Rio e de Marcelo [Rebelo de Sousa] como presidente do PSD".

"Introduz-se o pagamento a dinheiro sem controlo, a possibilidade de as secções passarem a receber directamente as quotas, o que abre caminho às práticas de caciquismo já conhecidas do passado", critica o historiador.

"Controlo dos cadernos eleitorais pela sua fixação atempada, pagamentos individuais de quotas para impedir os pagamentos colectivos a desoras nos multibancos, prazos de pagamento para evitar a viciação dos actos eleitorais, rigor nas transferências de militantes para impedir brigadas móveis que se deslocam de secções para secções ao sabor das necessidades, etc., etc., tudo isto pode estar em causa daqui a dois dias", avisa.


PUB