País
"Está tudo bem?". SNS24 lança campanha de prevenção do suicídio
A campanha “Está tudo bem?” passa pela promoção da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio: 1411.
O SNS24, braço digital do Serviço Nacional de Saúde, colocou este sábado em marcha uma campanha de prevenção do suicídio que exorta à reflexão sobre a importância de perguntar e ouvir a resposta. O mote é “Está tudo bem?”.
A campanha visa a promoção da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio (1411) e “reforçar a consciencialização para a saúde mental e incentivar a procura de apoio psicológico”.A Linha 1411 é um serviço gratuito, confidencial e disponível 24 horas, todos os dias da semana. Encontra-se em funcionamento desde setembro.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde salientam, em comunicado, que a pergunta “comum” que serve de ponto de partida para esta campanha é “muitas vezes feita sem pausa para escutar a resposta”. E pode “mudar vidas”.Segundo os responsáveis pela campanha, a sensibilização assume “especial relevância durante esta época, em que os sentimentos de solidão, isolamento e vulnerabilidade tendem a intensificar-se”.
A campanha é realizada por Augusto Fraga e conta com a locução do ator Albano Jerónimo. Descreve um dia na vida de um homem comum, “com uma rotina exigente, absorvido pelo quotidiano e com pouco espaço para si próprio”.
Trata-se da representação de “centenas de pessoas que vivem em silêncio o seu sofrimento, passando despercebidas”.
“Apesar dos avanços registados na área da saúde mental em Portugal, o estigma associado ao sofrimento psicológico continua a ser um obstáculo à procura de ajuda”, enfatizam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
c/ Lusa
A campanha visa a promoção da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio (1411) e “reforçar a consciencialização para a saúde mental e incentivar a procura de apoio psicológico”.A Linha 1411 é um serviço gratuito, confidencial e disponível 24 horas, todos os dias da semana. Encontra-se em funcionamento desde setembro.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde salientam, em comunicado, que a pergunta “comum” que serve de ponto de partida para esta campanha é “muitas vezes feita sem pausa para escutar a resposta”. E pode “mudar vidas”.Segundo os responsáveis pela campanha, a sensibilização assume “especial relevância durante esta época, em que os sentimentos de solidão, isolamento e vulnerabilidade tendem a intensificar-se”.
A campanha é realizada por Augusto Fraga e conta com a locução do ator Albano Jerónimo. Descreve um dia na vida de um homem comum, “com uma rotina exigente, absorvido pelo quotidiano e com pouco espaço para si próprio”.
Trata-se da representação de “centenas de pessoas que vivem em silêncio o seu sofrimento, passando despercebidas”.
“Apesar dos avanços registados na área da saúde mental em Portugal, o estigma associado ao sofrimento psicológico continua a ser um obstáculo à procura de ajuda”, enfatizam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
c/ Lusa